top of page
Buscar
  • Foto do escritorBFA Direito Migratório

Os descendentes de sefarditas nas Minas Gerais e a nacionalidade portuguesa


Hoje, sabemos que em todas as regiões do Brasil podemos encontrar descendentes de judeus sefarditas: judeus da península ibérica, posteriormente convertidos ao cristianismo, sendo alguns perseguidos pela Inquisição portuguesa por manterem práticas judaicas.


Mas podemos dizer que Minas Gerais concentra uma parcela expressiva desse grupo. Nos séculos XVII e XVIII muitos imigrantes optaram por se estabelecer nessa região, atraídos pela descoberta de minas de ouro e diamantes.


Além disso, muitos cristãos-novos viram em Minas Gerais uma forma de se sentirem mais seguros e protegidos da ação inquisitorial, que concentrava as visitações nas capitanias ao nordeste e norte.


Citamos, como exemplo, algumas pessoas ligadas à Dona Joaquina do Pompéu, figura famosa nas terras mineiras. Seu casamento com Inácio de Oliveira Campos iniciou uma numerosa família que conta com milhares de descendentes. Seguindo por sua extensa árvore genealógica chegamos até a ligação com raízes sefarditas.


Para saber se você tem essa ascendência, é necessário começar por uma pesquisa prévia que indicará a possibilidade de elaboração de um relatório genealógico. Esse relatório deverá ser enviado para a Comunidade Israelita de Lisboa para que seja obtido um certificado de descendência sefardita, com esse documento em mãos, é possível pedir a nacionalidade portuguesa.


Nossa equipe é composta por advogadas e historiadoras especializadas nessa área, acompanhamos o procedimento da pesquisa prévia até a emissão do assento de nascimento português.


Entre em contato conosco!

572 visualizações0 comentário
bottom of page